01 abril 2014, Jornal Diário do Minho

"Dar as Mãos" comemora 20 anos e lança obra da nova cantina social

A associação de solidariedade "Dar as Mãos", de Vila Nova de Famalicão, comemora este ano o 20.° aniversário da sua fundação. Foi a 13 de maio de 1994 que a "aventura da solidariedade" se iniciou e será a 13 de maio de 2014 que a associação irá lançar a primeira pedra das novas instalações da sua cantina social.

Com o novo espaço, a ser construído junto à atual cantina, na Avenida Marechal Humberto Delgado, junto ao mercado municipal, a direção da associação espera garantir o apoio da Segurança Social. «Esta mos a funcionar sem qualquer comparticipação da Segurança Social. Com as obras que vamos realizar a cantina funcionará mediante os requisitos legais e, por isso, esperamos obter a comparticipação, explicou Agostinho Fernandes. O projeto está orçado em cerca de 78 mil euros, está aprovado pela Câmara de Famalicão e está, neste momento, em apreciação na Segurança Social. O presidente da "Dar as Mãos" acredita que a concretização da obra trará melhorias ao nível do funcionamento e humanização desta valência. A cantina social da associação já chegou a fornecer meia centena de refeições por dia. Hoje serve 30 refeições.

A par do lançamento da primeira pedra da cantina, a associação comemora os seus 20 anos com um programa de atividades que se irá prolongar até ao outono. A angariação de verbas para a concretização do projeto da cantina social e a captação de sócios são os objetivos do programa.

Para 13 de maio está ainda previsto um espetáculo de música e teatro na Casa das Artes. No mesmo espaço o público poderá apreciar uma exposição de telas denominada "Pintar a Solidariedade". A receita da venda das telas, da autoria de alunos das escolas do concelho, reverte para a associação. A 25 de maio a "Dar as Mãos" promove urna caminhada. A atividade culmina com a plantação de uma romazeira, no Parque da Cidade. Por altura das festas Antoninas, a associação terá urna barraquinha onde fará a venda de rifas. Para o outono está prevista a realização de um seminário sobre voluntariado.

Ajuda alimentar a 90 famílias

A Associação de Solidariedade "Dar as Mãos" concede, mensalmente, ajuda alimentar a 90 famílias carenciadas do concelho. José Bacelar, da direção da associação famalicense, explica que 62 famílias são ajudadas através do Banco Alimentar, mas a instituição alarga o apoio até às 90 com os géneros que lhe são doados.

À loja social da associação chegam todos os dias pedidos de ajuda para pagar rendas, faturas de água e luz, medicamentos, entre muitas outras despesas, «Só de solicitações por parte da autarquia e mesmo da Segurança Social, em 2013 a associação concedeu ajudas no valor de 40 mil ouros». notou Agostinho Fernandes.

O apoio aos sem-abrigo é outra das valências da associação que tem a funcionar urna casa abrigo na rua Adriano Pinto Basto. No mesmo edifício da cantina, a associação tem a funcionar um balneário onde os mais carenciados podem tomar banho e vestir roupa lavada. Desde 2008, a associação possui um acordo com o Banco Alimentar.

Marta Encarnação